A psicopedagogia é um campo de atuação ligada a área da saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem do ser humano. Analisa seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio no seu desenvolvimento, ou seja: família – escola – sociedade.
Utiliza procedimentos próprios da psicopedagogia, em outras palavras, busca desvendar como ocorre o processo de construção do conhecimento do indivíduo.
Desta maneira, a psicopedagogia se propõem identificar os pontos que possam por ventura impedir esta aprendizagem. Pode-se atuar de maneira preventiva para evitar ou ainda propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar o aprendizado.
O psicopedagogo é um profissional que procura compreender as mensagens, muitas vezes implícitas, sobre os motivos que levam o indivíduo a obter resultados insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem, seja ela sistêmica ou não.
O psicopedagogo atua num sentido mais amplo, investigando e promovendo as possibilidades de mudança sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que por ventura possam impedir a aprendizagem do ser aprendente.
Na medida em que trata dos processos diagnosticados, também os previne, evitando desta forma, o sofrimento oriundo de tais transtornos de aprendizagem.
A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que ainda não estão ativadas no aprendente.
Nas sessões de avaliação ou de intervenção serão trabalhadas questões afetivas e sociais além da construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como eu me relaciono com o saber“.